sexta-feira, 10 de março de 2017

FENICIUS O POVO DOS MARES


Fenícios


Os fenícios fazem parte de uma das mais importantes civilizações da Antiguidade – civilização fenícia. Destacam-se, também, na civilização antiga, os persas e hebreus. A Fenícia se localizava no Norte da Palestina, entre o Mar Mediterrâneo e o território que hoje corresponde ao Líbano, Síria e Israel.

Os fenícios são conhecidos como o povo do mar porque foram grandes mercadores marítimos. Contribuíram para o desenvolvimento da Astronomia.

Para saber mais leia também o artigo: Antiguidade.
Fenícios no Brasil

Alguns estudiosos acreditam que os fenícios estiveram no Brasil aqui deixando algumas heranças, tais como: materiais encontrados com inscrições fenícias e semelhanças com a cultura indígena.

Entretanto não há provas da veracidade dessa teoria.
Atividades econômicas

Os fenícios dedicavam-se ao artesanato, mas especialmente à pesca e ao comércio marítimo. Não desenvolveram grandes atividades agropecuárias tendo em conta que a região que habitavam era montanhosa e pouco extensa.

Desenvolveram técnicas de tingimento de tecidos. Destaca-se o tingimento com a tonalidade púrpura, feito a partir de um molusco e que era muito procurado pela elite.


Construíram grandes e imponentes navios. Construíram grandes portos e viajavam longas distâncias fazendo troca de mercadorias, o que assim, fez desenvolver o seu comércio. Os produtos que comercializavam era, principalmente, a madeira de cedro, o vidro, o marfim e corantes.
Aspectos políticos

A Fenícia era formada por várias cidade-Estado, tais como Arad, Biblos, Tiro, Sídon e Ugarit. Cada uma dessas cidades era governada de forma independente.

O poder político se baseava nas rotas marítimas e estava nas mãos dos homens que dominavam o mar, a chamada Talassocracia. Tratava-se de um império marítimo.
Alfabeto

Através do alfabeto, a presença da Fenícia é constante vivida nos nossos dias. O alfabeto ocidental tem origem no alfabeto fenício, que era fonético.

Foi criado com o objetivo de facilitar as relações comerciais.
Religião

A religião da Fenícia era o Politeísmo e praticavam rituais de sacrifício de animais.

Os fenícios cultuavam três deuses, que são conhecidos por nomes diferentes: El era o deus máximo – deus-sol , Astarte (esposa de El) – deusa-mãe e Baal (filho de El e Astarte) – deus das tempestades e montanhas.
O fim dos fenícios

Quando Ciro conquistou a Fenícia, os fenícios fugiram e fundaram Cartago. Ao fim de três conflitos pelo domínio do Mar Mediterrâneo, as chamadas Guerras Púnicas, Roma destrói Cartago e passa a dominar o comércio do Mediterrâneo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário